Finalística, Causalística e Programática

Elaborada por Vilêm Flusser em seu texto "Nosso Programa", as visões, modos de interpretação da realidade e formas de pensamento Finalística, Causalística e Programática foram exploradas e aprofundadas significativamente. A visão Finalística consiste, basicamente, na ideia de "motivo-meta", um estágio em um progresso rumo a um estágio final. Um caminho que direciona a um fim predeterminado, um destino. Em um dos trechos do texto, Flusser afirma que "...a imagem Finalística é visão política, e tem coloração ética.". Tal pensamento pode ser relacionado com a religiosidade, a ideia do divino e da pre-determinação das experiências da existência humana por um ser onipotente. Um fim já decidido. Um estudo antropológico feito sob um viés finalístico, como o exemplo citado no texto, acredita na espécie humana como mais desenvolvida por estar mais próxima do ideal, da meta máxima de desenvolvimento biológico. Uma linearidade marca tal pensamento. Para o pensamento finalístico não há acaso, há um acaso não descoberto. 

O pensamento Causalístico, em contrapartida, parte da ideia de "causa-efeito", uma cadeia causal de eventos que resultam em outros e assim segue continuamente. Determinismo. Dentro de um pensamento cosmológico enviezado pela causalística, o universo é tido como uma situação que surgiu necessariamente de uma situação prévia, que  terá por consequências novas possibilidades futuras. Na antropologia, o homem (como uma espécie do ramo dos primatas) é tido como uma variação na cadeia causal que estrutura o processo biológico. 

Já a programática parte do ponto de um sistema pré-existente, a partir do qual variações podem ser criadas a partir dessas regras estabelecidas, ela engloba a causalística e a finalística em sua dimensão. Trata da previsibilidade. Para exemplificar, podemos utilizar um trecho do texto "Do programa", também escrito por Flusser, que se utiliza muito dos exemplos dos computadores para esclarecer sua teoria. Os computadores atuam através de sua base de dados, a partir das informações disponíveis em seu programa eles podem "trabalhar". Ao perguntar algo a um computador, ele não pode ser imprevisível, sua resposta é programada. Para exemplificar de acordo com a mesma linha dos outros dois parágrafos anteriores, podemos pensar no homem (antropologicamente falando) como uma das permutações possíveis da informação genética comum a todos os entes vivos. O sistema linguístico é também programático. 



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